sábado, 30 de maio de 2009

Alcoolismo


O alcoolismo é o conjunto de processos relacionados com o consumo excessivo e prolongado do álcool, ou seja, é o vício de ingestão excessiva de bebidas alcoólicas. Existem várias variantes do alcoolismo: dependência, a abstinência, o abuso e a intoxicação por álcool (embriaguez).

- Aspectos gerais
O alcoolismo possui um forte poder de influência social e os alcoólicos tendem a evitar este estigma. Esta defesa natural para a preservação da auto-estima acaba por proporcionar atrasos na intervenção terapêutica. Para iniciar o tratamento é necessário que o alcoólico mantenha a sua auto-estima mas sem negar a sua condição de alcoólico. As manifestações que comprovam que alguém é alcoólico podem começar com vómitos, dores abdominais, diarreia, gastrites, aumento do tamanho do fígado, tornando-se frequentes pequ enas contusões e outros tipos de ferimentos. Para além destas, acontecem geralmente esquecimentos e aumento da susceptibilidade a infecções. Existem vários aspectos que podem induzir ao alcoolismo: para ficar desinibido sexualmente, para evitar a vida sexual, devido a transtornos de ansiedade, depressões, insónias, problemas no trabalho/família/outros, etc.

- Tratamento do Alcoolismo
O Alcoolismo, hoje em dia, já pode ser tratado com a utilização de três substâncias eficazes na supressão do desejo do álcool que são a naltrexona, a acamprosato e a ondansetrona.
• Naltrexona: o objectivo desta substância é o bloqueio do prazer proporcionado pelo álcool, cortando o ciclo de reforço positivo que leva e mantém o alcoolismo. Os principais efeitos da naltrexona são o enjoo, o vómito, mas não são intensos ao ponto de impedir a continuação da sua ingestão.

Samuel Teixeira luís nº 25 6º B
Roda vinte e oito


Um dia, o pai do Samuel foi dar um passeio na sua bicicleta que tinha umas rodas muito velhas e antigas, um banco um pouco roto e um guiador um pouco esfarrapado.
Mais tarde o pai do Samuel quando chegou foi ter ao seu quarto e disse:
- Samuel, vem lanchar.
O seu filho respondeu.
- Já vou.
Passado algum tempo, o seu pai disse:
- Samuel, vou comprar uma bicicleta nova para mim também queres uma?
- Sim, claro que sim a minha também já esta um pouco velha.
Mais tarde, depois de terem lanchado, foram ao Supermarchê Cabacinha e compraram uma bicicleta Kona e outra de outra marca.
Cada uma foi mais cara do que a outra.
Depois de terem pago, foram pôr o carro a casa e foram dar uma volta de bicicleta.
Andaram, andaram, até irem ter a um lago de cisnes. Deram – lhes pão e milho que tinham levado num saco.
Depois dos cisnes terem comido, os dois foram para casa, jantaram foram para a cama e dormiram...



Ass:Samuel Luis

terça-feira, 26 de maio de 2009

Feira da Sáude

A turma do 6º B convida a restante comunidade educativa e não educativa a visitar a "Feira da Sáude", onde estão disponíveis os trabalhos realizados pela turma no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza.

A turma do 6º B